Indico o site Astronomy Picture of the Day para ver imagens legais, quando desejar. Junto com as imagens, informação. A figura de hoje é uma criação artística do que veria um observador "próximo" ao sistema HD98800.
É um sistema de dois pares de sóis. Um par está envolto numa nuvem de poeira, mas é difícil estudar esta nuvem. O telescópio espacial Spitzer foi usado para mostrar que há, na verdade, anéis de poeira. Uma possibilidade para que a nuvem (que, em princípio deveria ser contínua) tenha sido "varrida" em certa parte, é que haja planeta ali. O planeta, com sua atração gravitacional, atrairia o pó (claro que "pó", aqui, são grãos bem maiores do que o da poeira sobre sua mesa! Rsrsrs), "varrendo" a área próxima à sua órbita... Isso é interessante para termos idéia de "como astrônomos sabem dessas coisas".
Mais uma coisa deve ser dita: Outra coisa explicaria a divisão da poeira. Uma distribuição do campo gravitacional muito específica (já que há o outro par de sóis, a coisa não é totalmente esfericamente simétrica). Por isso, a conclusão sobre os planetas é especulação, ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário