domingo, 30 de setembro de 2007

ENFPC - Parte I

Entre 24 e 28 de setembro, houve o XXVIII Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, em Águas de Lindóia, SP. O comitê deste ano, liderado pelo professor Silvio P. Sorella, passou por uma saia justa: receberam 60 mil reais a menos do que no ano passado. Disseram que o motivo disso foi que houve atraso na nomeação de um ministro, que resultou no atraso na nomeação para outros cargos e tudo isso finalmente implicou que a FINEP atrasou a abertura de editais para financiamento de eventos e este órgão em nada contribuiu. Como resultado, tivemos cancelamento de uma peça (E Agora, Sr. Feynman? do grupo Arte e Ciência no Palco), que estava no programa inicial, e algumas outras restrições. Mas a comissão conseguiu fazer um bom trabalho e considerei um ótimo evento.

Em outras postagens, falarei um pouco de algumas palestras que lá houve. Nesta aqui, em que já comecei com política, encerro este assunto, falando logo da assembléia que houve no segundo dia (veja a pauta, em PDF). Um dos tópicos que vieram à tona, foi a divulgação do site da Comissão de Partículas e Campos (CPC). O objetivo da CPC é representar a comunidade de físicos de partículas e campos junto à Sociedade Brasileira de Física (SBF). O site contém utilidades como, por exemplo, uma lista de eventos da área.

Há algum tempo, a CPC enviou emails para os pesquisadores brasileiros solicitando que informassem a atual ocupação dos seus ex-orientandos. O objetivo é conhecer a absorção dos físicos de nossa área no mercado de trabalho. Mas somente 6 respostas foram recebidas... não é coincidência o fato de que 6 também é o número de membros da CPC... Talvez nossos pesquisadores estejam muito envolvidos em entender a origem do Universo... Disse Einstein que "política é para o momento, mas uma equação é para a eternidade". Mas (acho que) foi este mesmíssimo cientista quem disse: "Aprenda com o ontem, viva o hoje e tenha esperanças pelo amanhã".

O professor Nathan J. Berkovits, que fez parte da organização da última Escola de Verão Jorge André Swieca, fez um protesto contra a política das agências de fomento, que restringem o uso do dinheiro, e não permitem que seja usado para pagar despesas de alunos interessados em ir à Escola. Nathan argumentou, com razão, que os cursos ali apresentados tem como público-alvo os estudantes. O professor Victor O. Rivelles, membro da CPC, falou que a Comissão procurará meios de resolver o problema com o auxílio financeiro para estudantes.

... Se eu lembrar de algo mais que ocorreu na assembléia, acrescentarei aqui depois.

Nenhum comentário: