sábado, 13 de outubro de 2007

Dia das Crianças na Estação Ciência

Ontem foi o dia das crianças e eu levei a minha pra visitar a Estação Ciência. Por causa da data, a entrada era gratuita e o local estava cheio de crianças. Eu já havia visitado a Estação outras vezes, mas desta vez foi muito melhor: todos os experimentos funcionaram bem e, além disso, há coisas novas como uma sala em que somos submetidos à um terremoto de grau 5 na escala Richter. Brinquei de gerador de Van der Graff e tive medo de me meter com a bobina de Tesla. Saí de lá suado, rouco, cansado e feliz. Como qualquer outra criança que tira o dia para brincar.

E quando vou nesses lugares, eu penso: "Ciência é massa! Como pode não gostarem?" E me lembro da minha prima de 8 anos que me disse, certa vez: "Eu odeio física!". Eu perguntei: "Você já viu física?!". Ela disse que não, mas que já odiava. E eu fico muito triste quando eu vejo isso... Mas ontem, eu vi crianças sendo apresentadas à ciência propriamente.

À certa altura, eu conversava com meus amigos sobre um dos experimentos da Estação (uns feixes de laser indicavam o caminho da luz num olho normal, hipermétrope e míope, depois mostrando como os óculos resolvem o problema). E um garoto.... devia ter seus 10 anos, não sei.... o moleque escutava a conversa atentamente e eu perguntei pra ele se ele entendia aquele experimento. Ele disse que não e eu expliquei. Quando avistou sua mãe, ele disse, feliz: "Mãe! Eu entendi como funciona isso!". E explicou à sua mãe. Mas não ouvi a explicação, saí de perto para dar-lhe confiança de continuar sem ter um "árbitro" julgando suas palavras. Afinal, ele já tinha entendido o principal: É divertido.

Nenhum comentário: