segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Festa do Livro da USP e Livros Brasileiros de Física

Depois de amanhã, quarta-feira, 21 de novembro, inicicia-se a feira anual da USP, em que as editoras oferecem um desconto mínimo de 50% sobre quaisquer de suas publicações. Para mim, é um evento aguardadíssimo :-)

A notícia "oficial" pode ser lida no site da EDUSP, e a lista de editoras participantes pode ser vista aqui.

Falando em livro, uma coisa que acho legal no mercado editorial recente é observar que hoá um crescente número de publicações brasileiras em física. Hoje, é quase possível fazer um (bom!) curso de graduação usando como livros-textos apenas livros em português. Melhor do que isso: Livros escritos por brasileiros! Eis alguns exemplos:

Física Básica:
- Alaor Chaves;
- Moysés Nussenszeig;

Mecânica Analítica:
- Nivaldo A. Lemos;

Termodinâmica:
- Walter F. Wreszinski;
- Mário José de Oliveira;

Mecânica Estatística:
- Silvio Salinas;

Mecânica Quântica:
- A. F. R. de Toledo Piza;
- Waldemar Wolney Filho;

Eletromagnetismo:
- Kleber Daum Machado;

E há também cursos de assuntos matemáticos, como as Notas de Física-Matemática, da profa. Carmen Lys Ribeiro Braga. E cursos avançados como o Teoria Quântica dos Campos, do prof. Marcelo Gomes, além de muitos outros textos especializados em estado sólido, cosmologia, equações diferenciais e biofísica.

É claro que para uma formação completa o estudante deve sempre recorrer à uma extensa bibliografia, lendo também os clássicos internacionais como os livros de Landau, Dirac e Jackson. Assim, a máxima de que "inglês é importante" continua valendo, já que é neste idioma que encontramos os tais clássicos (embora não sejam sempre escritos originalmente em inglês, todos os que eu conheço têm uma versão em inglês). Mas há um prazer todo especial em ler em português: É nossa produção.

Nenhum comentário: