sábado, 17 de novembro de 2007

Por um Aurélio mais preciso

Definição: Seja P o conjunto de problemas que dizem respeito à sociedade e S o conjunto de soluções. Considere ainda os subconjuntos Pi e Sj e suponha que exista o conjunto de funções fij: Pi --> Sj. Denominamos profissonal aquele que conhece (ou busca conhecer) pelo menos uma das funções fij e utiliza este conhecimento (ou os resultados preliminares de sua busca) para benefício de outros seres. Chamamos de profissão aquilo que o profissional faz.

Note que o dinheiro não é requisito para definir o profissional. Por ser uma parte importante do processo, o dinheiro é usado para classificar os profissionais em três subgrupos: Se um profissional recebe dinheiro de um outro profissional pré-determinado para exercer sua profissão, recebe o nome de empregado. Se, por outro lado, recebe dinheiro de alguma outra pessoa, é chamado profissional liberal. E se não recebe dinheiro de ninguém, é chamado filantropo.

Note ainda que na definição de profissão, faz-se necessário que o conhecimento (ou resultados parcias da busca deste) seja utilizado em benefício de outros seres, que não devem ser necessariamente humanos. Alguns biólogos o utilizam em benefício de animais e florestas. Uma pessoa que conhece (ou busca conhecer) algum f sem o objetivo de beneficiar outrem, é chamado culto, ou interessado no assunto. Por fim, Aquele que tem o objetivo de ajudar outros, mas simplesmente não é capaz de encontrar alguma solução e nem mesmo uma versão preliminar que se possa usar, é chamado frustrado.

Por exemplo, o artista é aquele para o qual Pa inclui coisas como estar entediado com a vida.

Outro exemplo de profissional é o professor:

Definição: Professor (ou educador) é aquele profissional para o qual P = Pe U Pa, em que Pe é o conjunto formado pelas problemas que resultam das dificuldade em se ensinar algo a outro ser humano, e Pa é o conjunto de problemas relacionados a alguma atividade.

Assim, um professor de química é aquele para o qual Pa inclui coisas como reconhecer um ácido, fabricar detergentes, classificar os diversos materias que compõem o Universo, etc. Um caso especial de professor é quando este ensina um futuro professor, i.e., Pa = Pe, ao qual denominamos professor de pedagogia.

O aluno é a criatura que é beneficiada diretamente pela atividade do professor. Em outras palavras, o aluno é aquele que provoca os problemas listados em Pe. De modo que o "ser humano" que consta na definição de Pe não é outro senão este a quem nos referimos por "aluno".

Nenhum comentário: