terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Analema, o desenho do Sol

Receita: Fotografe o Sol todos os dias na mesma hora durante um ano inteiro. (Sei, "fotografar o Sol" não é legal... ao lado, uma alternativa: Numa tábua com um pino cravado, marque a ponta da sombra na tábua todos os dias, na mesma hora, durante um ano.)

Resultado: O desenho será semelhante a um "8" (pode ser mais, ou menos inclinado, dependendo da hora que vc escolheu pra tirar as fotos). Pra ser sincero, eu mesmo não fiz o experimento e peço que se alguém fizer, comente aqui o resultado.


Comentários: O nome da figura formada é analema. No Astronomy Picture of the Day, vários analemas já foram mostrados (com fotos tiradas na Ucrânia e Grécia, por exemplo). No dia de hoje, fizeram um vídeo, mostrando uma sequência de fotos tiradas em Nova Jersey (EUA). (OBS: se forem clicar pra ver o vídeo, sugiro que usem o modo "tela cheia", normalmente, a tecla F11)

É claro que o analema que observamos é dependente do movimento da Terra em torno do Sol. Em outros planetas, veríamos algo diferente. Eis um analema visto em Marte:


Para saber mais sobre tudo isso, veja o site Observatório, do Observatório Astronômico de Lisboa.

Nenhum comentário: