sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Aniversário

Todo ano a mesma coisa: "Parabéns, felicidades e tal". O que não vem, senão acompanhado da pergunta natural que se faz o próprio aniversariante: "O que esse dia tem de especial? Estão me parabenizando pelo que, afinal? Já que não foi por mérito meu que vim ao mundo...".

Ao que parece, há, sim, algo de especial neste dia. É uma quebra na invariância temporal à que estamos acostumados. Por vezes, o tempo nos parece o mesmo em todas as direções e se pensamos em fazer algo, qualquer pequeno contratempo justifica um adiamento. Afinal, "amanhã", é igual a "hoje". Não posso hoje, mas farei amanhã, por certo. Chegando o amanhã, novos contratempos. "Trabalho...." E pior é o caso dos velhos amigos. Ligar? Pra que? Dizer o que? "Hoje não estou muito pra conversa. Um dia eu ligo..." Quando somos deixados à escolher algo, muitas vezes não conseguimos lidar com isso e preferimos seguir alguma diretriz já estabelecida.

E foi assim que em algum momento, alguém teve a idéia genial de criar um período que por definição seria diferente. Tudo isso pode ser posto como um problema matemático cuja solução seria de grande importância para a sociedade:
Seja Q = {q°, q¹, q², q³, ...} o conjunto dos entes queridos e seja I = {i°, i¹, i², i³, ...} o conjunto formado por intervalos de tempo. Encontre f: Q -> I.
O primeiro ponto a ser decidido seria a escolha destes intervalos. Escolher um por pessoa, tornaria os encontros muito esparsos entre si... Sendo vários por pessoa, teríamos uma complicação no problema. Afinal, começamos por querer escolher um momento para cada pessoa querida e terminamos por ter que decidir vários. O melhor, então, seria que fossem periódicos, e nesse serviço, a Natureza nos daria exemplos e apoio. Temos o ciclo do Sol, da Lua e das Estações, para citar apenas os mais evidentes. O ciclo do Sol é muito curto e algumas pessoas não são tão queridas assim a ponto de querermos vê-las a todo dia... Deve ter sido alguém com um amigo deste tipo que propôs o ciclo das Estações. Sua idéia foi acatada e hoje cada ente querido tem um momento para si uma vez por ano, pelo menos. Um momento em que ele se destacaria dentre todos os outros e teria direitos e atenções.

Mas é claro que a duração deste momento é de fundamental importância... se marcássemos uma hora para cada ente querido, teríamos pouca mobilidade. Sem contar que quem tem bons amigos logo rejeitaria tal proposta, afirmando que "uma hora é muito pouco". Dessa vez, o grupo daqueles com bons amigos ganhou. Cada pessoa tem um dia inteiro pra si. A coisa à esta altura já estava praticamente resolvida quando alguém lembrou que restava ainda um detalhe. Dado algum q, qual seria o i correspondente?. Ou seja, faltava definir a função f: Q -> I.

Algum sábio (que, por descuido, não tem seu nome registrado na História), decidiu que f seria simplesmente o nascimento. Então, f(q) = Nascimento de q. Afinal, esta função estaria bem definida para todos os habitantes do planeta, em qualquer época futura ou passada. Até mesmo Jesus Cristo, que não nasceu do modo usual, tem a si um dia associado! E mais: cada pessoa tem apenas uma data pra si. Novamente, até mesmo Jesus que tem duas datas de morte, tem uma única de nascimento.

E assim ficou decidido. A idéia foi um sucesso. Até hoje, as pessoas comentam "Vamos comemorar! Afinal, não é todo dia que se faz aniversário". E modificam seus planos e fazem um esforço para ver ou falar com a pessoa querida ao menos uma vez a cada ano: "Hoje é aniversário do Fulano, tenho que ir"...

Então, resumindo, parabenizam pela sua existência. Não é que as pessoas não estejam felizes por sua existência nos outros dias. É que em somente um dia por ano, dizem isso. O aniversário é apenas o dia previamente combinado para fazê-lo.

2 comentários:

Anônimo disse...

leandrooooooo
esqueci de te mandar os parabéns!!!
e agradecer pela msg no cel...
lhe desejo felicidades o ano todo vc sabe.
bjao

Anônimo disse...

a propósito, só li o fim do texto do aniversário assim q acabei de postar a msg...hehe
engraçado...eu ter dito q lhe desejo felicidade o ano todo...rsrs