domingo, 9 de dezembro de 2007

Audiolivros

Nos EUA, o mercado de audiobooks é bastante intenso e é possível achar muitíssimos títulos lidos por alguém (by the way, a nice way to learn English!), desde os "best-sellers" como The Da Vinci Code (Dan Brown) e Harry Potter (J.K. Rowling), até clássicos como The Trial (Franz Kafka) e The Lord of the Rings (J. R. R. Tolkien) e até mesmo científicos, como The Origin of the Species (Charles Darwin), The Fabric of Spacetime (Brian Greene) e Dreams of a Final Theory (Steven Weinberg), ou o Surely You're Joking, Mr. Feynman (Richard P. Feynman)... bom, já chega. O ponto é: tem para todos os gostos! Para audiobooks gratuitos em inglês, veja o LibriVox. (Entretanto, alguns dos que citei aqui não são gratuitos... mas é facílimo encontrá-los em qualquer servidor de torrents, por exemplo... hehehe).

Em português, há poucos livros disponíveis. Mas agora já temos alguns clássicos gratuitos na rede. Na Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BibVirt) tem vários audiolivros disponíveis... Machado de Assis, Castro Alves, Camões, José de Alencar, Adolfo Caminha, Eça de Queiroz, etc. O único "problema" é que os arquivos estão em ".ra", que é uma terminação para Real Player (no meu computador, tive que, no momento de salvar, acrescentar ".ram" ao nome do arquivo para que eu o ouvisse sem problemas, de modo que o arquivo ficava, por exemplo, "arquivo.ra.ram"). Mas é possível convertê-lo para mp3 sem grandes dificuldades, imagino. Há programas gratuitos que fazem isso. Por exemplo, veja este, no Superdownloads.

O site tem muito mais coisa além disso. Ainda não o explorei completamente e, quando o fizer, postarei aqui o que eu for achando de mais legal.

Nenhum comentário: