sábado, 7 de novembro de 2009

"A melhor coisa que me aconteceu"

É fato notório que acontece no decorrer de uma vida coisas boas e ruins. E claramente cada um dos dois está associado à eventos anteriores: a pessoa que encontramos por acaso no ônibus é consequência de termos entrado naquele ônibus, que por sua vez é consequência de termos ido à parada na hora em que fomos, etc.

Se considerarmos um acontecimento bom da vida, é altamente improvável que a cadeia de eventos que o precede seja inteiramente constituída de outros bons eventos.

Quando tomamos um excelente evento para analisar, descobrimos algum ruim presente na cadeia precedente, e pensamos que a coisa ruim foi "a melhor coisa que nos aconteceu". Outros ainda colocam Deus no meio, sugerindo que a coisa ruim foi planejada para que a tal coisa excelente a sucedesse. Mas se o fato ruim não tivesse acontecido, alguma outra coisa excelente aconteceria!

Eu sei: Esse pensamento é repetido, e já apresentei aqui em outras palavras. Se o reeescrevo é apenas para fazer com que minha mente pare de chegar a esta conclusão.

Nenhum comentário: