quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O amor egoísta e o altruísta

Ninguém é especial só por ser como é. Alguém só pode ser especialmente diferente se causa algo de especialmente diferente em mim.

Se te admiro, é porque quero eu ser como tu;

Se te ajudo, é porque quero eu mesmo livrar-me da imagem incômoda do teu sofrimento;

Se te acompanho, é porque quero eu tua companhia;

Se te ouço, é porque quero eu saber de ti;

O amor egoísta é tão duradouro quanto o ser que ama. Não é eterno mas preenche toda uma vida. É o mais próximo da eternidade que podemos chegar.

O amor altruísta é tão duradouro quanto a atenção que damos à cada jogador em um jogo de futebol, que parece ser o mais importante, mas ao perder a bola todos os outros subitamente ganham sua atenção. O que tem nossa atenção permanente é a bola.

O amor baseado em si mesmo é mais uniforme do que o baseado no outro: O amor altruísta é volúvel porque sempre há outros além do outro, e porque, se não considerarmos a interação com o eu, não há diferença entre um outro e outro. O altruísmo não pode fazer distinção, ele não vê distinção. Há muitos dos outros e um só de si.

O amor altruísta é para com a humanidade; entre duas pessoas só pode haver o amor egoísta!

Nenhum comentário: