quarta-feira, 27 de junho de 2007

Overdose de água

Navegando pelo site da Scientific American, vi uma manchete que me chamou a atenção: "Beber muita água pode matar". Logo pensei: "Pronto! Agora, água faz mal!!" No artigo eles falam que o excesso de água reduz o nível de sal no sangue e pode provocar uma doença chamada hiponatremia.

E falam que uma mulher da Califórnia morreu aos 28 anos após tomar seis litros de água em três horas... Ela participava do concurso "Hold Your Wee for a Wii", algo como "Prenda Seu Xixi por um Wii" (Wii é um video-game da Nintendo).

É. Assim, faz mal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Leandro, ao ler seu comentário sobre o excesso de água no organismo me interessei em saber por que faz mal. E descobri que beber muita água faz com que a pessoa elimine sais excessivamente, dificultando asssim, impulsos nervosos. Isso pode provocar parada cardíaca ou paralisia cerebral.

Leandro disse...

O excesso de água não faz a pessoa perder sais... Na verdade, ela "dilui" seus sais, ou seja, não é que vc os tenha perdido, apenas possui uma concentração menor deles.

Problemas freqüentes ocorrem com atletas, que tomam apenas água durante uma prova longa e não repõem os sais. Esses atletas de fato perdem sais, mas a perda não é causada pela água, mas sim pelo suor (é só lamber o suor pra ver que além de água, ele retira sais do seu corpo... éca!. Hehehe)

E sobre o efeito no corpo sobre a baixa concentração de sais no organismo vc tem razão... Não é meu ramo, mas eu diria que essa dificuldade com os impulsos nervosos está relacionado à bomba de sódio-potássio, que é o mecanismo através do qual os impulsos elétricos são carregados pelo corpo e está intimamente ligada à concentração de íons de sódio. (Só pra relacionar os dois assuntos, digo que sal tem sódio).

NOTA: Isso da bomba Na+/K+, eu digo baseado nas minhas lembranças do segundo grau. Não tenho certeza disso e escrevi com o propósito único de instigar sua curiosidade. Se eu tiver conseguido meu objetivo e vc aprender algo sobre isso, volte aqui e nos diga o que acontece de fato. Eu ficaria agradecido!