segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Teorema Zero da história da física

Nem sabia que havia tal coisa, mas hoje um artigo apareceu no arXiv dando exemplos que corroboram esta "Lei Zero da História da Física". (Chamam-na "teorema" (Nullte Theorem), mas acho que é um nome inapropriado para uma ciência não-exata.)

O tal teorema, proposto por Ernst Peter Fischer em Julho de 2006 diz:
Uma descoberta (regra, regularidade, ou idéia) que leva o nome de alguém não se originou com aquela pessoa.
No artigo do arXiv, analisam, entre outros, o caso do calibre de Lorenz (i.e., escolher um potencial Aa que tenha um divergente nulo: Aª,a = 0), em que adicionam um "t" ao nome, atribuindo erroneamente essa condição ao holandês Hendrik Antoon Lorentz quando a primazia deveria ser atribuída à Ludvig Valentin Lorenz. Outro exemplo que o artigo dá é a função delta de Dirac (i.e, uma função que assume um valor infinito num ponto e zero em todos os outros), que já aparecia num texto anterior de Oliver Heaviside.

Comentam ainda sobre o "Efeito Mateus", proposto por Robert K. Merton. O nome vem da passagem bíblica (Evangelho Segundo São Mateus): "A todo aquele que acredita mais fé lhe será dada em abundância; e daquele que não crê lhe será tirado". Em outras palavras, mais à quem tem muito, menos à quem tem pouco. Em ciência, este efeito occore, por exemplo, quando o líder de um grupo de pesquisa é creditado pelas descobertas dos estudantes vinculados ao grupo.

Nenhum comentário: