quinta-feira, 19 de abril de 2007

O Segredo - o filme

Assisti O Segredo. Só uma parte do mesmo, na verdade, pois tudo o que há para dizer é dito em uns 15min. O resto do filme é uma repetição da mesma idéia. A idéia é que há um "segredo", que ao longo da história somente foi revelado a poucos.

O "segredo" é pensar positivo para conseguir as coisas. Acredito que isso é uma coisa boa e penso que a maioria das pessoas que obtiveram sucesso acreditavam em si mesmas. Há uma série de explicações possíveis para isso. Para citar apenas uma, acreditar em si mesmo faz com que você não desista facilmente e, por insistência, você atinge seus objetivos.

Mas a explicação que Rhonda Byrne (autora do livro "O Segredo") dá para a relação otimismo/sucesso é bem mais mirabolante: Supõe que há uma lei universal chamada "Lei da Atração" que faz com que o Universo conspire para dar a você algo que vc queira muito. Em princípio, pode haver tal lei, embora a história nos mostre que as explicações mais simples em geral são as corretas (lembre-se dos epiciclos no sistema geocêntrico de Ptolomeu).

O grosseiro e desleal da idéia é falsamente basear-se na mecânica quântica, que nada fala sobre a "Lei da Atração". Essa má utilização da mecânica quântica para explicar as idéia estapafúrdias das pessoas têm se tornado assustadoramente comum. Já falam até da "empresa quântica"!!! Já ouvi muitas vezes a frase "Mas isso é provado científicamente...". Falam sobre mecânica quântica e relatividade, mas, quando perguntados sobre estas teorias, fica claro que não conhecem nem mesmo seus postulados básicos.

Além dessa barbaridade, o filme contém ainda outra coisa bastante desagradável: é extremamente materialista. Para dar exemplos de como usar o "segredo" a seu favor, falam quase sempre em mentalizar o carro que vc deseja, ou o colar, ou uma bicicleta. Chegam a afrmar que é só mentalizar o valor em dinheiro que vc quer receber por ano e esperar que o Universo fará o que tem que ser feito para você!!! Sim! Dizem para ESPERAR.

Não assisti até o fim. Pela linha que seguiam, não duvido que ao fim do filme digam que é possível ressuscitar sua bisavó se vc quiser muito isso...

Nenhum comentário: