sábado, 28 de abril de 2007

Sensacionalismo científico

Dia desses ouvi no rádio: "Cientistas descobrem a criptonita". Era a manchete. Depois, falaram mais um bocado. Disseram que "ao contrário do material que enfraquece o Super-Homem, aquele encontrado pelos cientistas não é verde".

Fiquei curioso. Em que sentido era "criptonita"? Pesquisei um pouco mais e descobri que o material a que se referiam é branco, tem a textura de um pó, não é radiativo e foi descoberto na Terra. A criptonita é verde, sólida, radiativa e extraterrestre.

Pior que isso, só as revistas Superinteressante e Galileu, cujas edições de dezembro sempre trazem a manchete: "A verdadeira história de Jesus Cristo". Ou variações do mesmo tema sem sair do tom.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Leandro,
eu li em algum lugar, nao faco menor idéia onde, que os caras fizeram uma pesquisa no google procurando algo relacionado composicao do material, e foram bater num site do super man, ou seja, há uma composicao caracteística da cripotnita, por mais fictcia q fosse há!

Leandro disse...

Não sei onde vc leu, mas conheço um site que divulgou esta informação. Chama-se "Inovação Tecnológica". A notícia contida neste site tem meu respeito, já que explica as características do material e dá um sentido para o nome criptonita, informando ainda que o nome adotado para o novo mineral será "jadarita". Isso é informação! Minha crítica foi à notícia do rádio que não deu informação nenhuma. Apenas jogou uma frase que eles consideraram que daria o que falar.

Paula disse...

Oi LÊ

Impressionante sua didática, sabe que eu acho que chego a entender o que você escreve aqui?!!!

Saudades de você, dia 18 sexta-feira as 14 hs 3 loucos possivelmente me darão um título de mestre...rsrsrsrs... Afinal de contas hoje em dia existem mestres e MESTRES...

As 18h tem churras vem tomar uma aqui com agente... acho que até a Hellen vem... Beijos