quinta-feira, 10 de maio de 2007

Ciência interessante.


"Quase 40% da população demonstra pouco interesse por assuntos de ciência e tecnologia por não entenderem do que se trata".

Ao fazer divulgação científica, devemos, mais do que dar informações, encantar o interlocutor. Nesse processo, uma explicação precisa de um fenômeno é desnecessária e maléfica. Uma vez convencido de que ciência é um assunto interessante, a própria pessoa busca por mais detalhes.

Um outro trecho do artigo:

"Do total da amostra de 2004 entrevistas, 27% apontaram que os jornalistas são os que inspiram maior confiança como fonte de informação. Logo em seguida vêm os médicos com 24%; cientistas que trabalham em universidades com 17%; religiosos, 13%; representantes de organizações de defesa do consumidor com 7%; cientistas que trabalham em empresas, 4%; escritores, 3%; militares, 3%; políticos, 1%".

Incrível!! É um lugar comum dizer que a imprensa é parcial e sensacionalista. E tanto se mostra casos de erros médicos, com mortes e aleijamentos. A medicina diz que o café faz mal. Depois, que faz bem... As leis da mecânica formuladas por Isaac Newton há 320 anos continuam valendo, para todos os corpos que vemos nas proximidades da Terra.

Nenhum comentário: