terça-feira, 28 de agosto de 2007

Cientistas chineses sem medo de tentar

A China estuda a possibilidade de fazer uma emenda na lei dizendo:
"Scientists and technicians who have initiated research with a high risk of failure will still have their expenses covered if they can provide evidence that they have tried their best when they failed to achieve their goals."
Em bom português: "Cientistas que reportem um erro não serão privados de financiamento (se mostrarem evidências que deram tudo de si)".

O curioso disso é pensar que essa emenda é necessária. Os cientistas chineses tinham tanto medo de publicar erros e fracassos em seus projetos que somente neste mês, foram registrados 13 casos de fraudes!! Além disso, um número grande de pesquisadores confessaram plagiar e até mesmo subornar para terem seus trabalhos publicados!!!

É claro que isso é um absurdo! Quem se arriscaria a fazer uma proposta nova e arriscar perder financiamento para novos projetos? Para quem não sabe, Thomas Edison testou mais de 3000 materiais diferentes até conseguir a lâmpada elétrica.

Por falar nisso, um elogio ao governo Lula que, mesmo após sucessivas falhas na tentativa de termos nosso próprio foguete nos ares, manteve o investimento no projeto... E nós tentamos, tentamos... até conseguir!

Pra terminar, Raulzito: "Levante sua mão sedenta e recomece a andar... Se é de batalhas que se vive a vida, Tente outra vez!"

Nenhum comentário: