segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Profissão: Futurólogo

Kssianu Xaves sempre quis trabalhar no ramo empresarial e havia direcionado seus estudos para a futurologia, que seu pai considerava uma área promissora.

Tinha 19 anos no ano de 2178 e estava na fila para fazer seu primeiro exame de Futurologia Aplicada. Irratava-se com a demora e sabia que escolas mais avançadas de seu país tinham um leitor ótico por aluno. Além disso, em alguns lugares do mundo, a própria impressão era desnecessária, já que a escrita manual tornara-se uma habilidade desnecessária e fazer os alunos decorarem os caracteres que representam cada fonema era um absurdo incompreensível para ele. No mais, conhecia grandes homens que tiveram sucesso profissional sem saber escrever o próprio nome sem o auxílio do decodificador de voz.

Chegando sua vez, Kssianu fixou o olhar no ponto vermelho e aguardou sua prova ser impressa. Como havia imaginado, o computador escolheu uma questão sobre decodificação de personalidade por mapeamento genético, já que havia sido 20% menos participativo nas aulas sobre este tópico.

Debruçando-se sobre a prova, leu a primeira questão:
Na figura abaixo, encontra-se um trecho do mapeamento genético de um estagiário. Com base nestes dados, responda: (a) O estagiário possui inclinação para doença grave antes dos 70 anos? Se sim, qual? (b) Esboce a reação mais provável do estagiário diante de uma crítica. (c) Você o contrataria para um cargo permanente? Justifique sua resposta.
______________________
OBS: Este é um texto ficcional. Qualquer semelhança com a realidade é... Bom, é assustadora!

Nenhum comentário: