domingo, 27 de maio de 2007

99% transpiração...

Acho que foi Thomas Alva Edson (1847 - 1931) quem disse que o gênio é 99% transpiração e 1% de inspiração. A frase é importante independentemente de quem a tenha dito pela primeira vez e nos dá uma boa indicação da vida de um cientista.

Lembro quando vi pela primeira vez a fórmula de resolução da equação de 2º grau, usualmente atribuída à Bhaskara (1114 - 1185). Meu primeiro pensamento, foi "Como ele sabia que tinha que completar o quadrado?". Não demorou muito até eu perceber a resposta: Ele não sabia. Provavelmente, ao longo dos anos, tentaram muitas coisas que fracassaram. Mas somente ficou registrado o acerto e quando vemos anos de trabalho condensados numa demonstração simples que cabe numa página de caderno, achamos incrível e genial.

Gosto de ler sobre as "idéias mortas" do passado. Aquelas que não ficaram conhecidas por que a história escolheu um outro caminho.

A revista Sicentific American publicou, em Junho de 1957, uma proposta de Krafft A. Ehricke e George Gamow para coletar material lunar para estudá-lo aqui na Terra. A idéia era lançar dois foguetes. O primeiro deles soltaria uma bomba atômica na Lua. O segundo, atravessaria a nuvem de poeira que se formaria e coletaria o material. Engenhoso... Mas fizemos de outra forma: Em Julho de 1969, o homem foi à Lua e trouxe as amostras (*).


--------------------------
(*) Vide comentários.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Leandro,
Nao quero fazer o papel de chato, mas acho q há uma informacao incorreta no seu texto. Nao foi a missao americana que coletou material lunar primeiro, os soviéticos o fizeram primeiro, com uma sonda ou robô, nao sei bem o nome do artefato.

Victo Bezerra

Leandro disse...

Num vergonhoso e triste mundo viveríamos se aqueles que nos dão informações corretas fossem considerados meros "chatos"...

Muito obrigado pela informação. Tentarei ler a respeito e corrigir a postagem de modo a deixá-la mais próxima da verdade.

Leandro disse...

Nada encontrei sobre isso... Nada encontrei sobre alguma missão anterior à de 1969 em que o "artefato" tenha descido ao solo lunar e retornado à Terra.

Entretanto, talvez seja importante fazer uma cronologia para que as pessoas tenham uma idéia da participação soviética... (A imagem do norte-americano Neil Armstrong pisando na Lua faz muitos crerem que os EUA estavam em grande vantagem na exploração espacial...) Eis um resumo dos acontecimentos:

- 4/out/57: Sputnik I (URSS) foi o primeiro satélite artificial em órbita da Terra. (Adendo interessante: um estudo da perda de velocidade do satélite ao longo do tempo permitiu que calculássemos a densidade da atmosfera terrestre àquela altura). Os EUA colocaram o próprio satélite - Explorer I - quatro meses depois.

- 2/jan/59: Lunik I (URSS) foi o primeiro satélite a passar perto da Lua. Os EUA repetiram o feito dois meses depois.

- 12/set/59: Lunik II (URSS) foi o primeiro objeto feito pelo homem a pousar no solo lunar.

- 3/fev/66: Luna IX (URSS) foi o primeiro objeto a pousar na Lua sem se espatifar no processo. Fotografias do solo foram tiradas. Os EUA fizeram o mesmo em 1/jun/66, com a Surveyor 1.

- set/67: Surveyor 5 (EUA) analisou o solo lunar seguindo comandos de uma base localizada na Terra.

... Talvez vc tinha em mente a primazia soviética em orbitar nosso satélite natural, fotografando e filmando sua superfície... Aparentemente, antes de 1969, nenhuma amostra foi trazida para a Terra.

Minha principal fonte de informação foi o livro "Asimov's New Guide to Science" (Isaac Asimov - 1984)... Faço questão de dar a fonte por dois motivos: Asimov era russo e acho que não omitiria tal conquista soviética. Segundo: INDICO este livro fortemente a todos!!

Unknown disse...

Bem, também não encontrei, mas vou continuar procurando, tenho certeza que já li ou vi em algum lugar que uma dessas sondas russas coletou material lunar, mas a quantidade era muito pequena.

Victor Bezerra.