terça-feira, 31 de julho de 2007

Abre-te Sésamo!

Há muito tempo, uma amiga me emprestou um CD do Raul Seixas (sabia que eu era "fã"). Chamava-se "Abre-te Sésamo (download neste link!)" e não continha nenhuma das músicas que eu conhecia do Raul. Mas gostei do disco. Sei lá por que. Gostei do som, ou estava disposto a gostar, já que era "fã".

Dia desses ouvi de novo o disco e vi que não tinha como eu entender naquela época... Num humor refinadíssimo, Raul me fez rir bastante. Hoje, sou (sem aspas!).

Para entender em que sentido o disco é engraçado, a chave é entender o nome do disco. Raul referia-se à abertura política que a que o Brasil se propunha nos anos 80. Decidiu, então, "provar" que a censura ainda estava à solta.

Faixa a faixa, Raulzito fala de todos os assuntos que provocariam a censura. O parceiro Cláudio Roberto conta que os dois procuravam por algo que não se pudesse falar. É engraçado vê-los tentar de tudo:

1- Abre-te Sésamo (Agredindo políticos, duvidando da abertura política):
Lá vou eu de novo
Um tanto assustado
Com Ali-Babá e os 40 ladrões
Já não querem nada
Com a Pátria Amada
...
É tudo mentira
Quem vai nessa pira
Atrás do tesouro do Ali-bem-bem

2- Aluga-se (ironia sobre a influência estrangeira no Brasil):
A solução é alugar o Brasil!

3- Anos 80 (Censura de músicas):
Gente afirmando
Não querendo afirmar nada
Que o cantor cantou errado
E que a censura concordou

4- Ângela (Referências ao ato sexual):
Rouba do meu leite agora

Minha espada erguida para a guerra
Com toda a fúria que ela encerra
No entanto é tão doce
É tão doce para Ângela
Ângela, Ângela


5- Conversa Para Boi Dormir (Críticas à ditadura, palavras chulas):

Há quanto tempo que o Brasil não ganha
Isso é conversa pra boi dormir
Espero em Deus porque ele é brasileiro
Pra trazer o progresso que eu não vejo aqui

André Ledani só faz confusão
Sonhei com ele e mijei no colchão

(André Midani era presidente da Warner Music. Leia o post de 15.1.07 deste blog)

6- Só Pra Variar (Ameaça):
É pena não ser burro...
Não sofria tanto...
Essa noite eu vou dormir...
Botar as manguinhas de fora...
Dizer que eu estou chegando
Botando pra quebrar

7-
Baby (Incentiva adolescentes ao sexo e à desobediência religiosa):
Baby hoje cê faz 13 anos
Vejo em seus olhos seus planos
Eu sei que você quer deitar
Não dar ouvido à razão
...
Baby, abraça seus livros no peito
Esconde o que é tão perfeito
...
A madra na escola te ensina
A reconhecer o pecado
E o que você sente é ruim
Mas, Baby, Baby
Deus não é tão mau assim!
...
Baby, no quarto crescente da lua
Descobre a vontade que é sua

8- À Beira do Pantanal (Descreve um crime premeditado):
Foi lá na beira do pantanal
Seu corpo tão belo enterrei
...
O sangue que dela jorrava
A sede da terra acalmou
...
E lá onde jaz o seu corpo
Cresceu junto com o capim
Seus lindos cabelos negros
Que eu regava como um jardim


Todas estas músicas passaram pela censura...

... Talvez com isso, Raul estivesse convencido que não havia mais censura no Brasil. Mas havia. E ele provou com Rock das Aranhas:


2 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo(a) leia melhor a letra da musica BABY. não ha nem um incentivo a uma adolescente fazer sexo, muito pelo contrario, é um pai ou mãe falando que a menina está com treze anos e quer deitar e não dar ouvido a razão. a sugestão é que ela abrace os livos( estudar) e esconder o que é tão perfeito ( pureza)

Leandro disse...

É uma interpretação interessante e seria interessante vê-la aplicada a letra toda. Porém, é claro que sendo uma poesia, não há uma leitura verdadeira única. Dizer que não há nenhum incentivo é forçar um pouco a barra já que essa interpretação é a mais direta (madre da escola falando do pecado, a menina se recriminando) e até mesmo há referências menos diretas (na astrologia, coisa que era de conhecimento de Raul, o quarto crescente da lua é o período do aumento do desejo sexual, e é nesse momento que a adolescente descobre em si "a vontade que é sua"). Não sei qual era a interpretação do próprio Raul sobre a letra, mas pelo contexto das outras músicas do álbum, uma interpretação contraventora me parece bastante provável.